TeNpo 2024 recebe número expressivo de inscrições para espetáculos e oficinas
Foram recebidas 77 propostas de diversas regiões do Estado de Goiás. Mostra de Teatro será realizada de 29 de março a 7 de abril, em Porangatu
A 19ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2024) obteve número expressivo de inscrições de espetáculos. Foram 77 propostas no total, das quais 71 montagens são de várias de cidades do Estado de Goiás, quatro de Porangatu e duas da região Norte do Estado. Serão selecionadas 25 peças teatrais para se apresentarem no festival, entre os dias 4 e 7 de abril.
Para as oficinas, de um total de 43 propostas inscritas, serão selecionadas três, com as seguintes temáticas: Artes Cênicas: Jogos Teatrais, direcionados a atores, professores e amadores; Palhaçaria e/ou Formas Animadas, direcionadas a atores e amadores; e Danças Urbanas, para artistas e amadores.
Outro destaque é para o número de acessos ao edital para membros de seleção: 481 acessos pela Plataforma Elenco, no portal de inscrições.
Os dados representam um aumento de 13,2% de inscrições para espetáculos e de 48,3% nas inscrições de oficinas no comparativo de 2023 para 2024. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, os números representam um grande avanço. “Esses números mostram o crescimento da mostra e que nosso trabalho de incentivar os grupos e artistas locais está dando certo. Estamos trazendo mais diversidade e oportunidades para a cultura goiana”, reforça a secretária.
Teatro em destaque
Com o tema “A arte nos conecta e transcende o tempo”, o TeNpo chega à 19ª edição com uma programação robusta e gratuita. A mostra de teatro já é referência na cena teatral em Goiás, tanto pelo leque de espetáculos que circulam no evento, como na formação de atores e atrizes, por meio de oficinas e workshops.
Uma das novidades do roteiro deste ano é o retorno da encenação da Paixão de Cristo, que não é realizada desde 2019 por conta da pandemia da Covid-19, e que será realizada no dia 29 de março dentro da programação do TeNpo. A prefeita do município, Vanuza Valadares, ressalta a importância do retorno da encenação para os porangatuenses. “O melhor é que ela retorna dentro do evento de teatro mais importante do estado”, comemora a prefeita.
Outra inovação do festival são as aulas de artes que serão oferecidas pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), resultado de parceria inédita da Secult Goiás com a Secretaria de Estado da Retomada. Para a secretária Yara Nunes, trata-se de “mais uma forma de levar capacitação e cultura ao público cativo do TeNpo”.
A Mostra
O TeNpo é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria da Retomada e correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), via Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento conta ainda com a Prefeitura de Porangatu e o Sesc Goiás como parceiros.
A iniciativa visa popularizar as artes cênicas e a formação artística, incentivando os artistas de Porangatu, da Região Norte goiana e de todo o Estado de Goiás, além de movimentar a cultura goiana, o turismo e a economia local.
Fonte: porangatu.go.gov.br